A seção memória deste número apresenta algumas fotografias que retratam a ligação do sociólogo, professor e deputado federal Florestan Fernandes com a educação. Vale lembrar a importância intelectual de Florestan Fernandes no cenário nacional e internacional, tendo sido professor catedrático da USP na década de 1940 e escrito 57 livros no decorrer da sua vida. Durante o período da Ditadura Militar foi perseguido e preso, tendo sido exilado do Brasil. Nesse período, lecionou nos Estados Unidos e Canadá, retornando ao Brasil na década de 1980. Lecionou na PUC e Sedes Sapientae em São Paulo. Elegeu-se Deputado Federal por dois mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 1986 e 1990 consecutivamente. Dentre os destaques das honrarias recebidas por Florestan vale destacar o título Honoris Causa da Universidade de Coimbra. Florestan foi um dos membros mais atuantes junto à Educação no Brasil, tendo participado intensamente para o estabelecimento do projeto de Leis de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Florestan Fernandes faleceu em 10 de agosto de 1995 aos 75 anos de idade, vítima de uma complicação no período pós-operatório de um transplante de fígado. As fotos selecionadas para este número compõem a Coleção Florestan Fernandes, sob a guarda do Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A coleção foi adquirida e disponibilizada em 1996, tendo sido inaugurada em agosto do referido ano, um ano após a morte de Florestan. Sua ordenação é original, conforme deixada por Florestan e mantida pela Biblioteca Comunitária da Universidade. Seu tratamento técnico foi recentemente concluído, quando foi finalizado o processamento dos volumes que se encontravam em Brasília, no gabinete de Florestan quando Deputado Federal. Essa sala foi denominada Sala 5.
Além dos livros das áreas de Sociologia, Educação, Política, dentre outras, completa esse acervo um pequeno museu com objetos pessoais de Florestan e seu arquivo pessoal, tecnicamente denominado Fundo Florestan Fernandes (FFF). Esse Fundo é composto pela correspondência recebida por Florestan, cadernos e cadernetas de anotações de pesquisa, fragmentos de papel, fichas manuscritas, fotografias, trabalhos de aproveitamento de ex-alunos, como o Prof. Dr. Fernando Henrique Cardoso, nosso ex-presidente. Trata-se de um Fundo extremamente rico em informações para pesquisa nas áreas citadas, tendo recebido a nominação no Projeto Memória do Mundo (MOW) da UNESCO e Arquivo Nacional em 2009. O Fundo é composto por um total de 11.946 volumes e encontra-se disponível para consulta in loco
Sobre a Biblioteca e suas coleções
Fundada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), única instituição federal de ensino superior localizada no interior do Estado de São Paulo, destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 98,92% são doutores ou mestres. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.
A Biblioteca Comunitária (BCo) foi inaugurada em 17 de agosto de 1995, como um projeto pioneiro no país, por meio da democratização do espaço físico, do acervo, dos serviços e produtos para atender à Comunidade Universitária e Científica, comunidade de Ensino Fundamental e Médio, Comunidade em Geral e Grupos Especiais de Usuários. Também é considerada um eficiente e dinâmico canal catalisador da informação gerada e armazenada na Universidade.
Encontra-se disponível no quinto piso da Biblioteca Comunitária (BCo) www.bco.ufscar.br o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE). Tal Departamento anteriormente designado como Sala de Coleções Especiais, surgiu em 1995 no novo prédio da BCo em área de 9.000m2. Contando a princípio com apenas uma coleção especial, a do jornalista e escritor Luís Martins, hoje conta com dez coleções especiais. Essas coleções pertenceram a ilustres brasileiros e foram doadas ou compradas pela UFSCar. Tais coleções contemplam os temas mais variados do conhecimento humano.
Além da Coleção Florestan Fernandes, elencamos a seguir as coleções e seus temas, sua notação, composta pelas letras iniciais do nome do formador e antigo dono da coleção, as quais indicam a localização física da obra. Vale lembrar que é possível obter textos das obras que não são emprestadas. O Departamento oferece o serviço de reprodução do texto por fotografia extraída sem flash e envio posterior ao e-mail do solicitante até o máximo de dez por cento do total de páginas da obra. O DeCORE atende de segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00 horas. Telefone: (16) 3351-8428. E-mail: decore@ufscar.br
Demais coleções:
Luís Martins (LM) (escritor, jornalista, crítico literário). Sua Biblioteca é composta por obras de literatura européia e brasileira. Possui também obras sobre Artes. Adquirida em 1995, foi a primeira coleção a ser incorporada pela UFSCar vindo a compor o Departamento de Obras Raras e Especiais. Total de volumes = 3583. Disponível somente para consulta in loco.
Henrique Luiz Alves (HLA) (escritor, crítico literário). Composta por 6587 títulos na área de Literatura Brasileira, sendo todos primeiras edições. Conta com dedicatórias dos autores em mais de três mil títulos. Disponível para empréstimo.
Ficção Científica (FC). Doada pela família do Prof. Caio Luiz Cardoso Sampaio, que era professor de curso preparatório para vestibulares. Tal coleção foi disponibilizada na BCo em 2002. Conta com 3061 títulos sobre ficção científica, sendo alguns referentes a filmes que foram produzidos posteriormente à edição do título. Alguns volumes contam com avaliações deixadas pelo professor. Em todos os volumes foi afixada uma ilustração de uma nave inter-galática como ex-libris da coleção. Disponível para empréstimo.
Brasiliana (BR). Composta por 402 volumes sobre viagens, geografia e história do Brasil. Trata-se de uma coleção antiga e muito específica sobre os temas. Disponível para empréstimo.
Rui Barbosa (RB). São 83 títulos que foram escritos por Rui Barbosa, ilustre brasileiro nascido na Bahia. Disponível para empréstimo.
Série Ouro. Trata-se de coleção que contempla todo o conhecimento humano. São belos e ricos títulos publicados sobre os mais variados temas que trazem fotografias, composição gráfica e encadernações belíssimas, diferenciando-se dos formatos de livros comerciais. Muitas dessas obras são comemorativas. Disponível para empréstimo.
Dr. João Roberto Martins (JRM) e Dr. Ulysses Fernandes Nunes (UFN). Jurista de Campinas e advogado sãocarlense, reciprocamente, reúne obras de Direito. São 1322 volumes em livros que foram completados pela Revista dos Tribunais destacando-se seu primeiro número. Disponível para empréstimo.
Revista Ilustração Brasileira (RIB). Trata-se de revistas publicadas de 1920 a 1951 que abordam usos e costumes da época. De periodicidade mensal traz cópia de trabalhos de ilustradores brasileiros abordando a cada mês uma data comemorativa. Disponível somente para consulta “in loco”.