ISSN 2179-1287

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Número 1

jul/ago/set 2010
Pesca artesanal

O mundo das águas do Brasil é formado por uma extensa região costeira com mais de 8.000 km, banhada pelo Oceano Atlântico, de Norte a Sul, somando-se a uma complexa, biodiversa e múltipla existência de rios, lagos, lagoas, estuários, mangues, barragens e açudes espalhados pelo interior e litoral.

   
Número 2

out/nov/dez 2010
Saúde e Trabalho

O Brasil tem um longo caminho a percorrer para garantir a saúde e a segurança do trabalhador, apesar de sua abrangente legislação. Num cenário otimista de retomada do crescimento econômico, o número de mortes, acidentes e doenças do trabalho é elevado se comparado ao de outros países de renda média e alta.

   
Número 3

jan/fev/mar 2011
Índios do Nordeste

Espalhados pelo Nordeste brasileiro, diversos grupos indígenas lutam por reconhecimento, em busca da legalização de suas terras, saúde, educação e valorização das tradições que cultivam.

   
Número 4

abr/maio/jun 2011
Espaços de Ciência

Além das pesquisas nas mais diversas áreas, os espaços de ciência desenvolvem atividades educativas e de divulgação que estão colaborando para a melhoria dos indicadores sobre a percepção pública da ciência no Brasil.

   
Número 5

jul/ago/set 2011
Velhabilidade

Solidariedade, aptidão e autonomia para um envelhecimento ativo. Algo longe de ser vivido sem o reconhecimento dos direitos das pessoas idosas. Num cenário em que a expectativa de vida estende-se cada vez mais, transformar coletivamente nosso futuro é essencial.

   
Número 6

out/nov/dez 2011
O Lugar do Sertão

Pensar o Sertão Semiárido é pensar o Brasil. A região apresenta uma diversidade espetacular de paisagens humanas e naturais, mas permanece pouco conhecida, sobretudo em suas dinâmicas atuais, que ultrapassam estereótipos secularmente sedimentados a seu respeito.

   
Número 7

jan/fev/mar 2012
Florestas

O Brasil detém mais da metade das florestas tropicais do mundo. Nossas vidas estão ligadas às florestas nas dimensões políticas, sociais, econômicas e culturais. É necessário preservá-las e estudar sua importância.

   
Número 8

abr/maio/jun 2012
Megaeventos Esportivos

Nos próximos seis anos, o Brasil sediará os dois mais importantes megaeventos esportivos mundiais. A Copa do Mundo da FIFA 2014 e as Olimpíadas do Rio 2016. É hora de analisar seus impactos sociais, econômicos, políticos e ambientais.

   
Número 9

set/out/nov/dez 2012
Parto e Nascimento

O fato de o parto ter se tornado assunto frequente na mídia, presente também nas redes sociais e rodas de conversa, pode ser encarado como um sinal de que algo vem mudando ou precisa ser mudado no cenário da assistência obstétrica brasileira.

   
Número 10

jan/fev/mar/abr 2013
Ensino de Sociologia

A Sociologia no Ensino Médio amplia as possibilidades de inserção dos saberes das Ciências Sociais nos níveis de formação básica. Vivenciamos a rápida produção de pesquisas, métodos, conteúdos e materiais de ensino, frutos de uma intensa mobilização de estudantes e professores em torno do tema.

   
Número 11

maio/jun/jul/ago 2013
Cidades e Cidadania

O bem estar social está em xeque. As manifestações populares que eclodiram em junho deste ano são um indicativo da insatisfação das várias camadas da sociedade brasileira e da urgência por replanejamento de espaços de convívio público. Pesquisadores sociais debatem os paradigmas da vida na cidade.

   
Número 12

set/out/nov/dez 2013
50 Anos do Golpe

Há 50 anos um golpe civil-militar tirou do poder um presidente eleito democraticamente e instaurou uma ditadura, que durante 21 anos privou a população de seus direitos e praticou torturas, assassinatos e desaparecimentos. O que aprendemos nas escolas não conta a história real desse período nem o que resta dele em nossa democracia.

   
Número 13

jan/fev/mar/abr 2014
População e Demografia

Apesar de pouco conhecida, a demografia a cada dia se confirma como um importante campo de estudos. É uma ciência que vai muito além da simples quantificação e categorização dos habitantes de uma região. Ela consiste, sobretudo, numa ferramenta fundamental para projeção dos futuros possíveis de uma população.

   
Número 14

maio/jun/jul/ago 2014
Cuerpos y Emociones

Los estudios sobre cuerpos y emociones en América Latina se han pluralizado desde hace una década por los menos, un conjunto de autores, proyectos de investigación y tradiciones de indagación han convergido y se han entramado en los cuerpos y emociones como locus del conflicto y el orden.

   
Número 15

jan/fev/mar/abr 2015
Comida, Cultura e Sociedade

O trinômio que dá nome a esta edição é o mote para uma abordagem multidisciplinar da alimentação e da gastronomia. Os artigos selecionados contemplam diversas áreas de estudo das Ciências Sociais e Humanas e buscam compreender a relação entre comida, cultura e sociedade.

   
Número 16

mai / jun / jul / ago 2015
Base Nacional Comum Curricular

Há base para uma proposta curricular comum no Brasil? Quais as justificativas para a criação ou não de uma Base Comum Curricular? Este número da Revista Coletiva procura trazer algumas reflexões a respeito das disputas e dos entendimentos existentes em torno de uma política pública educacional e curricular.

   
Número 17

set/out/nov/dez 2015
Expressões juvenis

O presente número da Revista Coletiva é um convite à reflexão sobre a experiência da juventude. As expressões juvenis envolvem a arte, a relação com as tecnologias de informação e comunicação, o consumo, a sociabilidade, a socialização escolar e a agenda de demandas específicas que, de forma crítica e criativa, os jovens apresentam à sociedade em geral e de alguma forma tem influenciado as políticas públicas nesse campo.

   
Número 18

jan/fev/mar/abr 2016
Gênero e Escola

A organização do número temático sobre Gênero e Escola constituiu-se num desafio e numa oportunidade de atender à demanda de socialização do conhecimento por meio da abordagem da diferença no campo educacional. O propósito foi contribuir para ampliar, refinar e complexificar o debate. Questões e temáticas diversas, sob distintas perspectivas teóricas e enfoques metodológicos, vêm sendo priorizadas e assumidas por estudiosas/os, educadoras/es, trabalhadores/as culturais e intelectuais espalhados em diversos centros de pesquisa, universidades, escolas, núcleos e grupos de estudos de várias regiões do país.

   
Número 19

Maio/Jun/Jul/Ago 2016
Precarização e Trabalho

No momento em que o atual governo tenta aprovar reformas trabalhistas e previdenciárias que retiram direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora, este dossiê ganha especial relevância, pois fornece um ângulo diferente daquele oficialmente oferecido pela grande mídia ao imenso contingente da população que poderá ser atingido por tais projetos: a perspectiva da precarização do trabalho. Este tema ganha relevância central nos estudos do trabalho na atualidade desde que o chamado neoliberalismo passou a orientar a política econômica dos países inseridos no circuito comercial e financeiro do grande capital transnacional.

   
Número 20

set/out/nov/dez 2016
Violência Escolar

A violência perpassa todas as esferas que dizem respeito à condição humana. Pensar a violência é refletir sobre a complexidade que singulariza o homem e suas relações com o mundo e com o outro. A escola, portanto, é também um ambiente em que a violência está presente e em que assume diferentes modos de expressão. Este número da Revista Coletiva apresenta um balanço das discussões sobre violência escolar no Brasil a partir de diferentes abordagens de estudos que têm sido feitos sobre o tema.

   
Número 21

jan/fev/mar/abr 2017
Pluralismo Religioso

Muita gente confunde pluralidade religiosa com pluralismo religioso. No Brasil, especialmente nas últimas três décadas, acentuou-se a diversificação das crenças e o não pertencimento religioso. Porém, ainda estamos longe de uma situação em que as relações entre as religiões, particularmente entre as pessoas (lideranças e seguidores), sejam pacíficas.

   

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